Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

outubro 31, 2013

Resumo cronológico de Elvis Presley - Decada de 50




Elvis Aaron Presley nasceu em 8 de janeiro de 1935 na cidade de East Tupelo no estado do Mississipi. Ele tinha um irmão gêmeo, Jessie Garon Presley que foi o primeiro a nascer e já nasceu morto e depois saiu Elvis Presley.
Elvis sempre foi ensinado pelos seus pais a ser respeitoso com todos independente de cor, raça, religião ou sexo.
Em 1945 Elvis participou de um show de talentos na "Feira Mississipi-Alabama" conquistando o segundo lugar e ganhando 5 dólares e um passe para todas as atrações do parque. Na ocasião Elvis se apresentou cantando uma canção chamada "Old Shep", que narrava a história de um garoto que perdeu seu cãozinho e emocionou sua professora na escola que foi quem o incentivou a cantá-la no concurso. No mesmo ano seu pai comprou seu primeiro violão.
Quando Elvis ficou um pouco mais velho trabalhou em diversas atividades para ajudar com as despesas em casa, sendo, por exemplo, lanterninha no cinema e após terminar o secundário começou a trabalhar de caminhoneiro.
Durante seu tempo livre Elvis praticava alguns acordes em seu violão, tendo diversas influências musicais, como o country, a música gospel (ouvida na Igreja Evangélica que ele frequentava), ópera, R&B (seria um Blues mais rápido com influências de Jazz, predecessor do rock n' roll).
Em 1953 o jovem rapaz decidiu entrar em um estúdio amador para gravar um disco com algumas músicas para dar para sua mãe de presente de aniversário, a Sun Records. Pouco tempo depois ele assinou um contrato com  o dono do estúdio, Sam Phillips, para gravar um disco com Elvis Presley.
Em 1954 o primeiro EP de Elvis é gravado, contendo músicas como "Take", e duas covers de sucesso a primeira "Blue Moon of Kentucky" que foi acelerada assim como "That's All Right Mama", sendo consideradas como uma das primeiras músicas de rockabilly (um dos primeiros gêneros do rock n' roll, algo dançante, rápido e contagiante que você sempre vai mexer os pés, ou a cabeça ou qualquer coisa, mas não fica parado). As duas músicas foram executadas pela primeira vez em 7 de julho daquele mesmo ano em uma rádio em Memphis sendo um sucesso imediato e levando Elvis a receber o convite para sua primeira entrevista como artista. Sua versão da música "Blue Moon of Kentucky" ficou em primeiro lugar nas paradas countrys e "That's All Right Mama" em quarto lugar, levando Elvis a um rápido sucesso no país.
Elvis começou a fazer algumas apresentações pelo país uma mais bem sucedida que a outra acumulando cada vez um número maior de fãs que viam um rapaz com uma grande voz cantando e "rebolando" com sua guitarra o que desagradava os mais conservadores que chegavam a considerar a dança de Elvis quase um atentado ao pudor.
Em 1955 seu primeiro disco de verdade foi lançado. Intitulado "The Sun Sessions" trazia as músicas do EP do ano anterior e fez um grande sucesso.
 
Em 1956 Elvis lança mais três discos, "ElvisPresley", "Elvis" e "Love Me Tender". Os discos traziam músicas como "Heartbreak Hotel", "Hound Dog", "Tutti Frutti" e “Love Me Tender".
Em 1956 Elvis com apenas 21 anos já era conhecido internacionalmente e considerado como o primeiro "megastar" de todos os tempos cativando fãs por onde passava. Com a fama veio também o preconceito devido a sua forma de dançar. Em alguns programas de televisão em que ele apareceu a gravação ficou o tempo todo de sua cintura para cima, para não mostrar uma "obscenidade" como a dança dele.
Em 1956 Elvis também gravou uma cena da música "Blue Suede Shoes" como teste para a FOX sendo uma das primeiras gravações em cores da história para o filme "Love me Tender", mas a gravação acabou arquivada e só foi disponibilizada em 1980.
Ainda em 1956 Elvis fez um show em Dallas, reunindo cerca de 27 mil pessoas em um show, algo praticamente impossível para aquela época.
Durante uma gravação do programa de Ed Sullivan, Elvis tocou  a música gospel favorita de sua mãe, chamada "Peace in the Valley" levando Elvis a gravação de seu primeiro álbum de música gospel.
Em 1957 Elvis adquire sua famosa mansão, Graceland, que seria sua casa até o fim de sua vida e lança uma música que seria um marco na história do rock (tanto a música como seu clip), a música era nada mais nada menos que "Jailhouse Rock". Para mim o maior clipe de Elvis e de todos os tempos.
Além disso, ainda em 1957 Elvis lançou os discos "Loving You", "Jailhouse Rock" e "Elvis ChristmasAlbum".
Em 1958 dois fatos importantes marcam a vida do rei do rock, primeiro sua convocação ao exército, que poderia ter sido facilmente rejeitada, mas seu empresário achou que seria uma boa forma de marketing e acabou aproveitando a situação. O segundo fato foi a morte de sua mãe, Gladys, que sempre foi muito presente em sua vida e que acabou transformando para sempre a vida pessoal de Elvis, sendo que muitos dizem que ele nunca mais foi o mesmo depois dessa perda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

back to top