Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

julho 31, 2013

Livro The Best of Elvis - Concertos e Obras Beneficentes 05





Ocasionalmente Elvis também aparecia na televisão local para apoiar causas que defendia. Apareceu na WMCT em Memphis para dar o pontapé de saída à United Fund Campaign. Mais uma vez o seu contrato impediu que atuasse ao vivo, mas a sua presença atraiu a atenção sobre a campanha de angariação de fundos.

Imaginem ligarem a televisão e verem Elvis na Safety Hit Parade, um programa televisivo público que foi para o ar em 1957. Durante cerca de três minutos ele avisou os adolescentes para dirigirem com cuidado, mas não conseguia evitar as suas brincadeiras.
Elvis recebeu muita atenção em Memphis devido às suas atuações ao vivo e apresentações na televisão. Em 1956 surgiu a oportunidade de atuar na sua cidade natal, Tupelo, no Mississippi. No dia 26 de setembro toda a cidade celebrou “O Dia Elvis Presley”. O governador do estado, J.P. Coleman, deu um pergaminho a Elvis e disse-lhe, “Este estado e toda a nação o admiram.” O Mayor James Ballard deu-lhe uma chave da cidade em forma de guitarra.

Havia uma certa ironia em torno das festividades. Oito anos antes os Presley tinham saído de Tupelo com todos os seus pertences dentro de um carro. E agora, milhares de pessoas olhavam para a parada na Main Street, honrando o rapaz da terra que tinha chegado ao topo. Os cartazes declaravam “A Feira do Mississippi-Alabama dá as Boas-vindas ao seu Conterrâneo – Em Pessoa – Elvis Presley e a Sua Banda”. Os proprietários de lojas decoraram as suas entradas em honra de Elvis, muitos utilizando os títulos das suas canções. Os fãs tinham vindo de tão longe como de Boston só para ver o seu ídolo. A sossegada cidade de Tupelo nunca tinha visto tanta excitação.

Elvis deu dois concertos na feira. Os concertos foram particularmente significativos para ele. Na mesma feira, apenas com dez anos de idade, Elvis tinha cantado Old Shep e tinha ganho um prémio no concurso de talentos. Agora, apenas onze anos depois, Elvis era uma celebridade fenomenal. Cem guardas da guarda nacional foram contratados para o proteger da multidão. O acontecimento rendeu a Elvis cerca de 12.000 dólares.

Nesse dia o Mayor Ballard e outros dignatários de Tupelo expressaram o desejo de conseguir “parques de estacionamento de qualidade na cidade, para os quais nunca tinham possuído recursos suficientes quando Elvis e os seus amigos ainda cresciam.”
Tupelo, Mississippi, 26/09/1956.

Quase um ano depois desse dia, Elvis voltou a atuar outra vez na Feira de Mississippi-Alabama em Tupelo. Doze mil pessoas assistiram a esse concerto e uma multidão enorme invadiu a cidade. Elvis ganhou 20.000 dólares, que imediatamente entregou ao Mayor, e depois saiu sossegadamente da cidade.

Esse dinheiro foi doado para comprar os terrenos onde ficava o seu local de nascimento, bem como os terrenos circundantes para fazer um parque. Planos elaborados para a construção do parque incluíam uma piscina grande em formato de guitarra, um centro recreativo, um campo de basebol, courts de ténis, trilhos para caminhadas até a um lago que existe ali perto e muitas outras coisas.

A pequena casinha de madeira onde Elvis nasceu ainda estava de pé sobre os terrenos que em tempos haviam pertencido a Orville Bean. Elvis e a sua família devem ter sentido uma grande satisfação ao adquirir a casa, pois Orville tinha-os despejado dos terrenos há muitos anos atrás. Quem é que havia de pensar que um dia os Presley teriam dinheiro suficiente para o ultrapassar?

Nestas circunstâncias sem igual, Elvis não só retificou um desgosto familiar de muitos anos, como também fez o bem a outros: uma causa que ele e os seus amigos de infância iriam continuar a apoiar durante todas as suas vidas.

Links relacionados:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

back to top