Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

junho 12, 2013

O Tipo de Música - do Livro The Best of Elvis

 
Todos os anos cerca de 700.000 pessoas visitam Graceland. Muitas são apenas movidas pela curiosidade, não são fãs de Elvis. Independentemente dos sentimentos pessoais em relação a Elvis, há sempre uma parte da visita à casa que impressiona todos que passam por lá. Apesar da sala dos troféus só conter uma parte dos prémios  e artigos pessoais de Elvis da sua carreira de vinte e três anos, contém mais do que qualquer pessoa consegue imaginar conseguir obter numa vida.

No “corredor de ouro”, os discos de ouro e platina estão expostos nas paredes ao longo de toda a sala de 16 metros de comprimento – uma conquista incrível para um artista. Devido ao fato do impacto de Elvis sobre a indústria musical ser tão fenomenal, a RCA criou o prémio de disco de ouro em 1956, quando o primeiro disco que ele gravou para eles, Heartbreak Hotel, atingiu um milhão de exemplares vendidos.

Elvis recebeu mais de 150 discos de ouro – ninguém sabe bem ao certo quantos são – e muitos discos de platina. Praticamente tudo o que cantava virava ouro. Em 1961, apenas cinco anos após ter recebido o seu primeiro disco de ouro, a RCA presenteou Elvis com um prémio que reconhecia 75 milhões de discos vendidos. Levando em consideração que dois desses anos foram passados no Exército e longe dos estúdios de gravação, este feito foi extraordinário. Mais nenhum outro artista se aproximou de Elvis em vendas de discos.
Uma parte desse sucesso pode ser atribuída à habilidade sem precedentes que Elvis tinha de conseguir tocar qualquer pessoa num público. Os seus discos não só chegavam à primeira posição, como se mantinham nessa posição em tabelas de estilos tão diferentes como rhythm and blues, pop e country and western. Ao contrário de muitos artistas, que são excelentes num tipo de música, Elvis era um mestre em muitas áreas distintas. Podia cantar rock and roll com a mesma perícia com que cantava country, rhythm and blues e gospel, e conseguia incorporar todos estes estilos em qualquer tipo de gravação. O efeito era uma versatilidade tão única que não é nada fácil de categorizar. Elvis conquistou prémios em muitos estilos de música.

Elvis foi nomeado para o Grammy Award, o prémio mais almejado na indústria musical. Conquistou este prestigiado prémio três vezes; ironicamente, Elvis ganhou na categoria de música gospel, e não pela sua música popular. Mas devido ao fato de Elvis gostar da música sagrada acima de todas as outras, estes prémios foram particularmente gratificantes para ele.

Para tmabém pode ler as outras postagens do livro The Best of Elvis AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

back to top