Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

dezembro 08, 2011

O album Love Me Tender




Love Me Tender


Gravação 20th Century Fox, Fox Stage 1, Hollywood, Califórnia; 24 de agosto, 4 e 5 de setembro de 1956
Gênero(s) Country, Música Romântica
Duração 10 minutos

Gravadora(s) RCA
Produção Lionel Newman, Ken Darby e Elvis Presley
Cronologia de Elvis Presley




Love Me Tender é a trilha sonora do filme de mesmo nome que é o primeiro filme no qual Elvis Presley estreou sua carreira cinematográfica. O álbum, em vez de ter sido lançado como um LP com a trilha sonora completa, foi lançado com apenas quatro canções, no formato de EP, como um single de sete polegadas em 45 rpm (compacto duplo), em novembro de 1956.
A canção "Love Me Tender" com certeza é uma das mais famosas da carreira de Elvis, sendo lembrada até os dias de hoje. Na gravação da trilha sonora, Elvis não pode contar com sua banda tradicional, os "Blue Moon Boys", como os três (Elvis, Bill Black e Scotty Moore) se chamavam, pois o estúdio não tinha contrato com eles e sim com outros músicos do estúdio cinematográfico da Fox. Mesmo estando um pouco fora do ambiente que ele já tinha se adaptado desde 1954, Elvis, ao lado de Ken Darby, produziu "Love me Tender", dando-lhe um arranjo simples, porém, eficiente, sentimental e que foi considerado um momento de bom gosto.
A canção "Love Me Tender", foi lançada primeiramente em um compacto simples antes da trilha sonora do filme, com "Love me Tender" no lado A e "Any Way You Want Me" no lado B. Este single alcançou a primeira posição nas paradas de sucesso da Billboard, nos EUA.
Elvis se apresentou no programa "The Ed Sullivan Show" em 9 de setembro de 1956 às vésperas do lançamento do primeiro single e um pouco mais do que um mês antes do filme, Love Me Tender, ser lançado, para qual a canção foi gravada. No dia seguinte, 10 de Setembro, a RCA recebeu um milhão de pedidos adiantados pela canção, tornando o single um disco de platina antes mesmo deste ser lançado. O estúdio da 20th Century Fox, originalmente, queria chamar o filme "The Reno Brothers" (Os irmãos Reno), mas mudou de idéia para o título Love Me Tender para capitalizar no sucesso da canção.
"Love me Tender" é tida até os dias atuais como um marco na carreira de Elvis, sendo uma das canções mais identificadas com sua imagem. Essa canção acabou tornando-se um ícone romântico da cultura musical dos anos 50, nos Estados Unidos da América. "Love Me Tender", cantada por Elvis na melodia da canção "Aura Lee" é uma canção sentimental da Guerra de Secessão, originalmente escrita por George R. Poulton com letras de W.W. Fosdick, e que foi arranjada por Ken Darby para acompanhar com seu trio instrumental e outros vocalistas a interpretação de Elvis. Ken Darby escreveu as outras três canções que acompanham a canção título do filme, mas deu o crédito a todas elas à sua esposa. Visto que a canção original já estava em domínio público, Elvis recebeu créditos como autor da composição também---algo que era comum fazer nos anos 50.

Faixas

  • "Love Me Tender" - 2:41
  • "Poor Boy" - 2:13
  • "We're Gonna Move" - 2:30
  • "Let Me" - 2:08

Nenhum comentário:

Postar um comentário

back to top