Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

dezembro 25, 2011

ENTREVISTA COM ELVIS PRESLEY - 01 DE JULHO DE 1956 HY GARDNER CALLING



   
Local: Nova Iorque, Warwick Hotel.
Entrevistador
: Hy Gardner 

Olá, Elvis.
Olá.
 
Divertiste-te hoje no Steve Allen Show?
Sim, senhor, diverti-me mesmo, gostei muito.

Foi a primeira vez que actuaste com asas-de-grilo?
Foi a primeira vez que vesti um fato assim, ponto final.

Quer dizer que tem mesmo, dizem por aí, quatro Cadillacs, mas não tem nenhum terno?
Não tenho nenhum terno e normalmente conduzo os Cadillacs com calças de ganga vestidas.

Bem, isso é muito interessante, particularmente quando os polícias te mandam parar para saber se é mesmo o dono dos carros, não é?
É isso, temos de lhes mostrar toda a papelada e coisas assim.

Sabe que há bem menos de dois anos atrás estava ganhando 14 dólares por semana como arrumador de cinema e depois 35 dólares por semana conduzindo um caminhão em Memphis. Hoje você é o nome mais controverso do show business - esta súbita notoriedade te afetou  o sono, o apetite ou o tamanho da tua cabeça?
Não me afetou o tamanho da cabeça, mas me afetou o sono.

Quantas horas de sono você dorme?
Oh, em média durmo umas quatro ou cinco horas por noite, acho eu.

E isso é suficiente?
Na realidade, não é, mas estou habituado e não sou capaz de dormir mais.

No que é que pensa mais, quer dizer, em alguma das canções que vai gravar ou tem planos para o futuro ou o quê... O que é que te vai no pensamento?
Bem, tudo me aconteceu tão depressa neste último ano e meio que estou todo embaralhado, sabe? Quer dizer, não consigo manter-me a par com tudo o que tem acontecido e...

Acho que está em muito boa companhia com o Coronel Tom Parker, ele tem os pés sentados na terra e acho que ele está fazendo um trabalho maravilhoso para manter tudo  funcionando bem. Sabe que quero te dar aqui uma oportunidade para falarmos sobre os rumores que têm sido impressos sobre você, incluindo alguns que foram publicados até por mim, porque alguns podem ser verificados e outros não e acho que devemos esclarecer as coisas. O teu estilo de dançar com giratórios tem sido amargamente criticado, até mesmo pelos críticos de TV que são habitualmente calmos e serenos, como Ben Grose. Você tem alguma animosidade para com estes críticos?
Bem, nem por isso, essas pessoas têm um trabalho para fazer e ofazem.

E você acha que aprendeu alguma coisa com as criticas que te têm sido feitos?
Não, não aprendi.

Não aprendeu, hein?
Porque não me sinto como se tivesse feito alguma coisa de errado.

Você lê o que é escrito sobre você?
Se leio, quer dizer...

As críticas.
Não, se puder evitar.

Mantém um livro de recortes?
Só das coisas boas.

Só das coisas boas... Isso é inteligente. Me diga, que tipo de adolescente voê foi... Sempre se considerava bem comportado?
Sim, bem, fui criado, sabe, numa casa bastante decente e tudo isso. Os meus pais sempre me fizeram comportar bem, quer eu quisesse quer não.


E como se sentem eles agora com o teu sucesso e as coisas que têm sido publicadas pelos críticos que dizem certas coisas sobre você tanto boas como más?
Bem, acho que eles são um pouco como eu, sentem-se gratos por tudo. Quer dizer, sempre vivemos uma vida comum, nunca tivemos nenhum luxo, mas nunca passamos realmente fome, sabe? E calculo que eles apenas, você sabe, se sentem realmente orgulhosos, tal como eu.

Bem, saíram dois ou três artigos esta semana que dizem que você comprou quatro Cadillacs - que tem a dizer acerca disto, Elvis?
Ah, é, ah...

O quê?
É verdade, eu tenho mesmo quatro Cadillacs.

E o que faz com quatro Cadillacs?
Bem, eu, ah... Não, não sei. Não preciso de quatro, só que, você sabe... Talvez um dia eu fique falido e assim sempre posso vender dois.

Bem, algumas pessoas colecionam selos e ações do estado e calculo que Cadillacs devem cair na mesma categoria. Sei que deu um deles aos teus pais, certo?
Bem, tudo o que é meu é deles, quer dizer, todos os quatro também são deles. Estou fazendo planos para ter sete, quer dizer, quero ter sete, sabe.

Quer ter sete?
Sim.

Bem, já sabe o que vai acontecer, vai acabar por ter uma corporação de aluguel de automóvel Presley.
Sim, estava  pensando num parque de estacionamento de carros usados Presley, sabe.

Sei que comprou uma casa para os teus pais e apesar do teu pai ter apenas 39 anos, insististe para que ele se aposentasse. Isto é verdade?
Sim, bem... Ele me ajuda mais quando está em casa do que se estiver em outro lugar qualquer, pois pode tomar conta de todos os meus negócios e cuidar de tudo quando estou ausente.

Bem, acho isso bastante inteligente. Nas suas apresentações pessoais, cria uma espécie de histeria em massa por entre as adolescentes. Será que os teus rebolados e balançados  são uma espécie de resposta involuntária para com esta histeria?
Podia repetir outra vez, senhor?

Bem, estou  dizendo que quando rebola e estremece enquanto canta, isso é alguma resposta involuntária para com a histeria que vem do teu público?
Involuntária?

Sim.
Ah, bem... Estou consciente daquilo que faço em todos os momentos, mas é apenas a forma como me sinto.

Quer dizer, por exemplo, se alguém estiver  jogando bola, jogam com mais incentivo quando os fãs gritam. Estava me perguntando se seria alguma coisa parecida com isto...
Oh, claro, calculo que qualquer público reage como se estivessem gostando e quando se comportam como se estivessem gostando de nós, bem, isso faz-nos ficar mais empenhados.

Achas que o teu rock’n’roll tem tido uma má influência sobre os adolescentes ou achas que...?
Não vejo como qualquer tipo de música possa ter qualquer má influência sobre as pessoas. Quer dizer, é só música, não consigo entender isso. Muitos jornais dizem que o rock’n’roll é uma má influência para a deliquência juvenil - não acho que  seja. A deliquência juvenil é algo que, ah... Bem, não sei como explicar isto, mas não vejo como é que a música pode ter alguma coisa a ver com isso.

Sei que Mitch Miller da Columbia Records define o rock’n’roll como uma forma segura de rebelião contra mãe, pai e professor - concorda com esta análise?
Não sei o que ele quer dizer exatamente com rebelião, quer dizer, como poderia o rock’n’roll fazer alguém revoltar-se contra os seus pais?

Bem, acho que isso responde ao Sr. Miller. Agora tenho aqui alguns assuntos que gostaria de esclarecer. Um deles é um bocado pateta para mim, depois de já ter falado contigo algum tempo, mas o que tem a dizer sobre o rumor de que uma vez você deu um tiro em sua  mãe?
(ri-se)... Bem, acho que essa bate os pontos, quer dizer, é a coisa mais engraçada que já ouvi.


De onde terá saído isto, tem alguma ideia?
Não faço ideia, nem consigo imaginar. Quando me mencionou agora, foi a primeira vez que ouvi.

Sério?
Foi a primeira vez que ouvi falar nisso.

Bem, tenho aqui outra que também pode não ter ouvido falar, sobre várias histórias de jornal que dão a entender que fumou marijuana para ficar todo frenético para cantar. O que diz disto?
 Ah, não sei.

Nem te ralas em responder a esta pergunta. Bem, está aqui outra muito interessante. Não sei se reparou no artigo que saiu  outro dia, em que prevêm que Elvis Presley será outro James Dean - ouviu falar?
Bem, ouvi alguma coisa sobre isso, mas nunca me compararia de forma alguma com James Dean, porque James Dean era um génio representando, embora deva dizer que, ah, amaria, quer dizer, acho que há muitos atores em Hollywood que gostariam de ter a capacidade que James Dean tinha, mas nunca me compararia a James Dean fosse de que forma fosse.

Se pudesse escolher, preferia ser ator em vez de cantor?
Se fosse um bom ator, visto que não sou um bom cantor, mas se fosse um bom ator acho que gostaria um pouco mais, se bem que se alguma vez começar a representar, continuarei sempre  cantando, continuarei sempre gravando os meus discos.

Bem, essa é sempre uma boa alternativa. Bem, foi muito bom falar com você e espero que tenha uma carreira muito longa, quer seja no cinema ou em outra coisa qualquer. Acho também que todas as coisas que se têm dito acerca de você, ao passo que têm sido extremamente críticas, acho que também te ajudaram a transformar num grande nome, e que te tornou possível fazer todas as coisas que já fez pelos teus pais que sempre as quis fazer. Por isso, Elvis, te  aconselho a encarar as coisas dessa forma.
Bem, senhor, posso lhe dizer que temos de aceitar sempre o que é mau e o que é bom. Tenho também recebido alguma publicidade muito boa, a imprensa tem realmente sido maravilhosa para mim. Também tenho tido alguma publicidade má, mas temos de estar à espera disso. Sei que estou fazendo o melhor que posso e que nunca disse que não a nenhum jornalista nem a nenhum disc-jockey, pois são pessoas que nos podem ajudar neste negócio e ah... Enquanto eu souber que estou  fazendo o melhor que posso, isso, isso...

Bem, não se pode esperar que faça mais que isso. Foi muito bom falar com você.
Muito obrigado.

Dê os meus cumprimentos ao Coronel.
Serão entregues.

Adeus.                                                                  

Fonte
: Livro Elvis Word for Word, de Jerry Osborne

Nenhum comentário:

Postar um comentário

back to top