Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

novembro 19, 2010

1955



Bob Neal passou a ser empresário de Elvis e o grupo passou a ser chamado Blue Moon Boys. Com o programa radiofônico de Neal as apresentações se tornaram mais freqüentes. Com o aumento no número de fãs de Elvis também começou a ganhar mais, porém o salário de Bill e Scotty diminuiram. O grupo viajava constantemente em um Lincoln de segunda mão, cujo banco traseiro servia de cama. Seu terceiro disco "Milk cow blues boggie"/"You're heartbreaker" foi lançado em Janeiro. O Coronel Parker que já estava observando Elvis desde o final de 1954 ofereceu ajuda a Bob Neal, com uma turnê de 10 dias onde o Coronel "aceitaria" Elvis no roteiro dos shows de Hank Snow, a quem o Coronel empresariava na época. No último show da turnê o Coronel conversou com os pais de Elvis, que estavam lá pra ver a apresentação do filho. As gravações e os shows continuavam. O Lincoln 51 em que viajavam foi destruído em uma dessas viagens, quando Bill entrou debaixo de um caminhão no Arkansas. Bob Neal emprestou dinheiro para que Elvis comprasse um Cadilac usado. Elvis sempre falava desse carro, que foi o primeiro carro que ele comprou mas que pegou fogo. Ele disse que o viu queimar.
Elvis comprou outro Cadilac com o dinheiro do seguro, o pintou de preto e rosa. Também comprou um Ford branco com rosa e o deu para seus pais. Red West gostava de acompanhar o grupo e conhecer as cidades. Os pais de Elvis foram assistir seu show mais uma vez em Jacksonville FL (no Gator Bowl) em maio. Após sua apresentação Elvis brincou com a platéia de 14 mil pessoas dizendo que veria as garotas nos bastidores. Em seguida milhares de garotas invadiram o palco tentando chegar perto dele. Conseguiram arrancar um de seus sapatos. Elvis começava a perder a timidez com as fãs.
Ao sair, Elvis viu que seu Cadilac havia sido riscado com nomes femininos. No mesmo mês a Sun lançou "I'm left, you're right, she's gone"/"Baby Let's play house". O lado B alcançou número 77 na Billboard além de classificação bom na Cash Box.
Com tantos shows e já tão famoso, Elvis ganhava cada vez mais e comprou uma pequena casa para a família na Lamar Avenue. Também pediu ao seu pai, com apenas 38anos, que parasse de trabalhar. Adquiriu um Cadilac Rosa novo.
Após o show do dia 26 de Junho em Biloxi Elvis começou a namorar com June Juanico, uma garota da cidade. Sam Philipps começou a oferecer Elvis para as grandes gravadoras (Decca, Dot Records) e passou a receber ofertas da Mercury, Columbia e a Atlantic que ofereceu o maior valor - 25 mil dólares. O Coronel entrou em contato com Arnol Shaw que convenceu Bill Randle (um dos mais cotados disc-jockeys de NY) a promover o jovem cantor do sul. Em seguida as gravadoras de NY começaram a procurar o Coronel como se ele fosse empresário de Elvis. Em agosto a Sun lançou o quinto disco de Elvis "I forgot to remember to forget" com "Mystery train".
No contrato assinado no dia 15 de agosto, Bob Neal passou de Elvis, não mais o seu empresário.
A RCA ofereceu à Sun 35 mil dólares por Elvis mais 5 mil como prêmio ao cantor, garantindo direitos exclusivos sobre todo material elvístico da Sun, incluindo gravações lançadas ou não. Anos mais tarde foi revelado que a RCA deu apenas 25 mil, Hill & Range arcou com 15 mil e os 5 mil que Elvis recebeu foi simplesmente o que a Sun lhe devia pelos discos vendidos. O acordo foi assinado em Nashville no dia 20 de Novembro. A Hill & Range articulava abrir editoras musicais independentes para artistas famosos obtendo assim lucro tanto com os direitos autorais como com as gravações. Foi assim que se estruturou a Elvis Presley Music (BMI) e a Gladys Music (ASCAP).Elvis terminou o ano realizando muitos shows em várias cidades.

Um comentário:

  1. Estou amando essa biografia ano a ano que você tem publicado, parabéns aguardo mais informações.

    ResponderExcluir

back to top