Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

novembro 19, 2010

1954


Sam Philips queria gravar a música "Without You" com um cantor negro que ele não conseguiu encontrar na época. A secretária Marion sugeriu o garoto de costeletas. Era, mais uma vez, uma tarde de Sábado. Sam Philips fez Elvis ouvir atentamente a balada, mas desanimou quando ele tentou cantá-la. Philips sugeriu outras canções. Depois de três horas Sam já estava fascinado com Elvis.
Elvis pediu ajuda a Sam Philips dizendo estar procurando um conjunto para acompanhá-lo. Sam Philips sugeriu Winfield Scott Moore. O guitarrista Scotty se apresentava há algum tempo na área de Memphis, com o baixista Bill Black e o cantor Johnny Burnette. A mãe de Elvis foi buscá-lo no cinema quando Scotty ligou e na tarde seguinte Elvis apareceu na casa de Scotty. O guitarrista estranhou quando viu o rapaz de camisa rosa bem folgada, sapatos brancos com uma velha guitarra nas mãos. Bill Black também foi lá. Sam Philips incentivou outros encontros entre eles.
No verão Elvis, Scotty e Bill Black estavam no estúdio da Sun quando Elvis começou cantar "That's all right mama" num intervalo entre canções. Sam finalmente encontrara o que vinha procurando. Para o lado B do disco gravaram "Blue Moon of Kentucky" Os rapazes estavam com medo de serem expulsos da cidade com o disco uma vez que ninguém aceitaria uma mistura melódica branca com negra. Na semana seguinte o disc-jockey Dewey Philips tocou o disco no seu programa Red Hot and Blue. O telefone da emissora não parou de tocar. Elvis não teve coragem de ouvir ao programa e foi ao cinema (Suzore 2). Pelo número incrível de telefonemas o disc-jockey queria entrevistar Elvis no ar naquela mesma noite. Gladys foi buscar Elvis no cinema para a entrevista. Elvis estava assustado porqueera muito tímido e nunca tinha dado uma entrevista. O disc-jockey brincou com ele tentando acalmá-lo, dizendo que bastava ele não dizer nenhum palavrão. Eles ficaram conversando até que o disc-jockey disse Muito obrigado. Sem entender e meio sem jeito, Elvis perguntou se ele não iria entrevistá-lo. Dewey disse que sim. Tudo o que eles tinham conversado tinha ido ao ar.
Na Segunda feira Elvis voltou ao trabalho na Crown enquanto Sam mandava prensar 5 mil cópias do novo disco. Depois reuniu o grupo para gravar mais. Elvis improvisava tudo, nunca ensaiava naquela época. O primeiro disco comercial de Elvis, "That's all right"/ "Blue moon of Kentucky", chegou nas lojas no dia 19 de Julho. Muitos disc-jockeys nem escutavam os discos promocionais já que se recusavam a ouvir música branca misturada com música negra. Mesmo assim, o disco chegou ao terceiro lugar no mercado C&W de Memphis, aparecendo timidamente nas listas de Nashville e New Orleans. Elvis cantou com os Wranglers até que o grupo se separou e o trio criado por Sam Philips se consolidou.
Em Setembro o grupo gravou mais canções na Sun. Elvis cantava no Eagle's Nest com frequência e fez duas apresentações no Overton Park Shell de Memphis. Fez uma apresentação no Grand ole Opry no dia 25 de Setembro, onde foi criticado por sua "música ser negra" e no Lousiana Hayride em Outubro. Esses dois shows foram transmitidos ao vivo, pelo rádio, nas noites de Sábado. Após a primeira apresentação, Elvis conseguiu um contrato no Hayride que, era mais receptivo aos novos talentos do que o Opry. Ele participou de um dos jingles comerciais do show para uma companhia de produtos alimentícios. Em outubro a Sun lançou "Good Rocking Tonight"/"I don't care if then sun don't shine" no lado B.
Nessa época Elvis ficou muito conhecido no sudoeste do Arkansas, norte da Louisiana e leste do Texas, área alcançada pelo Hayride chamada Ark-La-tex. Em Shreveport o trio foi reforçado pela bateria de D.J. Fontana. Elvis deixou a Crown Eletric.Seu primeiro fã-clube foi organizado em Dallas – Texas, devido a sua imensa popularidade naquela área. Elvis e seu grupo não estavam ganhando muito dinheiro e viajavam longas distâncias para os shows no carro de Scotty, que servia como empresário de Elvis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

back to top