Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

novembro 19, 2010

1953

Elvis ganhou de seu pai um Lincoln 42 pelo seu aniversário de 18 anos. Vernon pagou apenas 50 dólares.
Gladys continuou com seu emprego no hospital e então a família acabou sendo despejada de Lauderdale Courts ainda no começo do ano. Os Presley foram morar num pequeno apartamento na Cypress Street, 398, quase no centro da cidade. Além de mais caro, era mais apertado.
Elvis foi incluído no ROTC, treino de cadetes colegiais da Humes. Elvis formou-se em Junho e provou que nunca mais esqueceria sua escola, fazendo doações constantes quando ficou famoso. Ele começou a procurar emprego, mas continuava alimentando seu desejo de se tornar um cantor gospel. Gostava de assistir os shows no Ellis Auditorium das 20 às 22 horas. Os Blackwood brothers era o quarteto mais famoso mas havia outros como o Hoover Lister & the Statemen, cujo solista Jake Hess influenciaria Elvis em suas gravações. De Atlanta vinha a Speer Family, que também atuou com Elvis em suas primeiras gravações na RCA. Havia outros como os Stamps Quartet de Dallas e os Jordanaires, do Missouri que cantavam spirituals no mais puro estilo dos negros. Freqüentando os bastidores, Elvis manteve contato direto com esses músicos e ficou amigo de J.D. Sumner que estranhou quando o rapaz deixou de comparecer aos shows. Quando Sumner descobriu que Elvis não estava indo por falta de dinheiro ele passou a colocar o amigo para dentro do auditório até Elvis começar a vender refrigerantes na platéia. O interessante, que mostrava o quanto a família era pobre era que o ingresso para esses shows custava apenas 50 centavos. Elvis ouvia os Blackwood Brothers ao vivo também na Igreja, Primeira Assembléia de Deus e no Hotel Peabody, onde ele corria no início das tardes para vê-los no High Noon Roundup, programa da emissora de rádio WMPS, animado pelo disc-jockey Bob Neal. Elvis sempre escutava pela rádio também o gospel negro (Soul Stirrers, Golden Gate, Harmonizing Four, Swan Silvertones, Clara Ward, Sister Rosetta Tharpe).
Embora seu desejo fosse ser um cantor gospel Elvis passou a se apresentar em clubes locais como o Eagle's Nest, onde tentava impressionar cantando sucessos de Dean Martin. Elvis finalmente começou a trabalhar, junto com seu primo Gene Smith, como operário da Precision Tool Co, mas logo ele estava no escritório da Crown Eletyric Co, pleiteando uma vaga como motorista de entregas. Elvis passaria a fanhar 1 dólar por hora. Ele conseguiu o emprego graças a insistência da esposa do chefe (Sra Tipler). Ela insistiu no fato de Elvis ser muito educado mesmo se vestindo de forma "estranha". Os cabelos compridos, o colarinho levantado e as roupas coloridas, provavelmente teria feito o dono da companhia ter colocado o rapaz para fora imediatamente.
Elvis estava estudando para ser eletricista. Sempre que passava pela Union Street, dirigindo a Ford Pick-Up da firma, ele olhava com interesse para o número 706, pois ali estava o Memphis Recording Service, especializado em gravações fonográficas. Ele desejava gravar um disco mesmo que não fosse para fins comerciais. A firma era uma pequena, mas lucrativa filial da Sun Records, criada e dirigida por Sam Philips. O Memphis Recording Service encarregava-se de alugar som para bares, festas e rádios, além de oferecer duas gravações, por 4 dólares, a quem quisesse gravar cantando ou tocando. Elvis olhou para o cartaz com letras garrafais: NÓS GRAVAMOS TUDO - EM QUALQUER LOCAL -A QUALQUER HORA.
Naquele verão, numa tarde de sábado, Elvis estacionou a camionete, decidido a gastar seus 4 dólares. Marion Keisker, secretária nos seus trinta e poucos anos, desdobrava-se para atender ao acúmulo de interessados esperando para gravar. O chefe Sam Philips não estava no momento. Ela ergueu os olhos para aquele rapaz estranho segurando um surrado violão. Rapaz magro, alto (1,80m a 1,82m), feições agradáveis de garoto mimado, cabelos compridos e costeletas, olhos azuis, vestindo roupas extravagantes. A secretária perguntou:-Você é cantor?-Sou sim senhora.-Que tipo de cantor?-Eu canto qualquer tipo de música senhora.-Quem você imita?-Eu não imito ninguém-Hillbilly?-Sim, canto Hillbilly-Quem você imita no Hillbilly?-Não imito ninguémElvis gravou "My happiness" e "That's when your heratache begins". Marion aproveitou e gravou o terço final da primeira música e a segunda música inteira. Sabia que o patrão apreciaria a maneira de cantar do rapaz. Quando Sam Philips ouviu a gravação reconheceu o talento do garoto mas sabia que ele precisava de mais trato musical. Pediu para a secretária guardar seu nome e endereço sem muita convicção. A secretária arquivou em um pedaço de papel: ELVIS PRESLEY: Bom cantor de baladas. Aproveitar. Alabama Street 462. Fone ( ) para recados. O telefone de recados era de um casal judeu residente no apartamento superior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

back to top