Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

julho 18, 2010

Graceland

Se havia um lugar onde Elvis Aaron Presley gostava de estar, esse lugar, segundo amigos e familiares, era a mansão Graceland.

A casa na cidade de Memphis, estado do Tennesse, no sul dos Estados Unidos, Elvis comprou em 1957, quando tinha apenas 22 anos. Lá morou por duas décadas até falecer precocemente no dia 16 de agosto de 1977, aos 42 anos de idade. Desde sua morte, os fãs realizam uma vigília em Graceland na madrugada do dia 15 para 16 de agosto.

Milhares de visitantes

A mansão aberta a visitação desde 1982 recebe por ano cerca de 600 mil visitantes. É a segunda residência mais visitada do país, perdendo apenas para a Casa Branca. Por sua representatividade, em 2006, tornou-se Monumento Histórico Nacional dos Estados Unidos.

Graceland impressiona do começo ao fim. O portão principal, chamado de ´Portão Musical´, era onde os fãs se aglomeravam para tentar falar com Elvis e muitos conseguiram já que ele costumava parar ali para tirar fotos e dar autógrafos. O extenso muro de pedra que contorna a mansão, está cheio de assinaturas e de recados deixados pelos visitantes.

A casa de dois andares tem uma fachada com quatro colunas greco-romanas e um amplo jardim. Dentro, muitos dos cômodos foram decorados pelo próprio Elvis.

A sala de estar, chamada de "White Room" por sua cor branca, é cheia de espelhos. Tem dois vitrais coloridos com o formato de pavões, um sofá branco de três metros, e ao lado um piano preto, onde Elvis costumava tocar para os amigos. Ainda no primeiro piso, ficam a sala de jantar, a cozinha, o quarto dos pais de Elvis e o "Jungle Room". Nesse espaço foi montado um estúdio particular onde Elvis gravou, nos últimos anos de sua carreira, o disco "From Elvis Presley Boulevard" e mais seis canções para seu último álbum, "Moody Blue". Hoje, sem os equipamentos, a sala mantêm a decoração rústica e a queda d´água feita a pedido de Elvis.

O andar superior da mansão onde estão o quarto e o escritório de Elvis Presley não é aberto. Dessa forma preserva-se o hábito de Elvis de não subir com visitas. O teto e as paredes da sala de bilhar foram revestidos com 360 metros de tecido colorido. Na sala de TV, três televisores, um ao lado do outro, para que Elvis pudesse assistir a diferentes canais ao mesmo tempo.

Por toda a mansão, muitas fotos, vídeos, roupas, objetos pessoais e da carreira de Elvis Presley. Entretanto, em seu palácio, Elvis é sempre saudável, jovem e livre de qualquer tipo de dependência. Em nenhum cômodo há indícios dos problemas que o astro enfrentou. Os administradores preferiram não expor os anos de declínio, a saúde debilitada. O lugar que mais impressiona traz inúmeros detalhes de sua gloriosa carreira. Na "Sala dos Troféus" dezenas de discos de ouro, platina, multiplatina e muitos outros prêmios, entre eles quatro Grammy. Também estão exibidos algumas de suas famosas roupas, os figurinos inconfundíveis usados nos shows.

Nas várias lojas de souvenirs espalhadas pelo complexo, há todo tipo de lembrança. Os preços variam bastante. Um dos mimos mais baratos, uma lixa de unhas com o nome de Elvis, custa o equivalente a seis reais. O fato é que é impossível sair de Graceland sem uma lembrança de Elvis Presley, seja ela material ou emocional, Graceland é um templo de adoração ao Rei do Rock. Graceland está aberta ao público o ano todo, com horários diferentes de visitação dependendo do período.D Mais informações

Mais informações
A visita custa R$ 54,00 e R$ 138,00, dependendo do percurso.
Site: www.elvis.com

VISITA
Curiosidades no complexo trajetória

Graceland é também o lugar onde Elvis está sepultado. O corpo foi transferido do cemitério de Forest Hill em Memphis para a mansão dois meses após o enterro, depois que tentaram violar seu túmulo. No "Jardim da Meditação", Elvis está sepultado ao lado de seus pais Gladys e Vernon Presley e de sua avó Minnie Presley. Muitos fãs param ali pra fazer suas orações.

Toda a visita é auto guiada e está disponível em sete idiomas, incluindo o português. Por ela, o visitante conhece alguns detalhes da vida de Elvis, curiosidades, como as homenagens que ele recebeu da cidade de Memphis por suas ações solidárias.

Também é possível ouvir alguns depoimentos da ex-mulher Priscila Presley, da filha Lisa Marie e do próprio Elvis falando de sua vida. Em volta da casa foi construído um complexo turístico com hotel, restaurantes, salas de exibição de filmes e exposições, como a de objetos usados por Elvis enquanto esteve no exército.

No Museu do Automóvel de Elvis Presley, entre algumas raridades, o carro mais famoso, um Cadillac Fleetwood Series 60, 1955. O Cadillac rosa que Elvis dera de presente a sua mãe era o que ele mais gostava e o único que não emprestava a ninguém.

Há ainda um hangar, onde estão os dois aviões do cantor. O maior com o nome de Lisa Marie era o que Elvis utilizava para ir aos concertos musicais. Dentro da aeronave, salas de jogos, de TV, reunião, tudo muito luxuoso. A pia do banheiro, por exemplo, é revestida de ouro.


TRAJETÓRIA
8/01/1935 Elvis Presley nasce na cidade de East Tupelo, no Mississippi, Estados Unidos
05/07/1954 Na data considerada o "marco zero" do rock, Elvis ensaiava algumas músicas quando cantou, de forma improvisada, That´s All Right, Mama", impressionando o dono da gravadora Sun Records, Sam Phillips
17/07/1954 O cantor faz seu primeiro show na cidade de Memphis, no Tennesse, Estados Unidos
13/03/1956 É lançado "Elvis Presley", o primeiro álbum do Rei do Rock
16/08/1977 O Rei do Rock morre de ataque cardíaco fulminante em sua mansão Graceland, no Memphis, deixando milhares de fãs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

back to top