Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

julho 14, 2009

O começo


A descoberta de Elvis Presley tem início com um assustado Elvis, de 18 anos, entrando em um estúdio de gravação em 1953, para preparar duas músicas em um disco de acetato a um custo de quatro dólares. O Memphis Recording Service era de propriedade e operada por Sam Phillips, que gravou artistas de "rhythm-and-blues" desde 1950. Nessa época, Sam Cornelius Phillips era conhecido como o produtor de discos independente mais importante de Memphis. Ele abriu a Sun Records em 1952 para gravar cantores de "rhythm-and-blues" (R&B) e artistas de música country.
Phillips gozava de uma reputação nacional como descobridor de artistas talentosos de R&B, como Rufus Thomas e Junior Parker. Phillips gravou esses cantores por empresas de discos independentes em outros lugares dos Estados Unidos, incluindo Chess Records em Chicago e o rótulo Modern em Los Angeles. Phillips financiou as sessões de gravação, pagou os músicos e gravou ele mesmo os artistas (freqüentemente atuando como engenheiro de estúdio) e então arrendou os discos master para outras empresas de discos. Sua reputação estava integrada em seus discos de cantores de blues, mas ele apenas começou a trabalhar com cantores de country quando Elvis bateu em seu estúdio de gravação pela primeira vez.
Infelizmente, no dia em que Elvis decidiu dar uma passada lá, Phillips não se encontrava. Sua incansável secretária e assistente, Marion Keisker, estava administrando o estúdio de gravação sozinha. Ela notou as roupas berrantes de Elvis e seu longo cabelo alisado para trás e conversou com ele. Marion perguntou a Elvis que tipo de música ele cantava e com quem parecia. Sua resposta, "Eu não imito ninguém", provocou sua curiosidade e, enquanto Elvis estava cantando "My Happiness" pelo Ink Spots para seu disco de acetato, Keisker também gravou ele para que Phillips pudesse ouvi-lo posteriormente.
Nos anos de 1950, o "rhythm-and-blues" envolvia uma combinação de blues urbano e balanço. Foi chamado de "música de raça" porque os músicos de R&B eram predominantemente afro-americanos. Phillips acreditou firmemente que o som do "rhythm-and-blues" poderia ganhar uma audiência de massa. Ele sabia que os adolescentes brancos de Memphis estavam ouvindo R&B, e suspeitava que isso fosse real em outras partes do país também. Phillips teve percepção para declarar, "Se pudesse encontrar um homem branco que cantasse como um negro, eu poderia fazer bilhões de dólares". De acordo com Marion Keisker, essa foi uma declaração amplamente conhecida.
A segunda música de Elvis para o outro lado do acetato era outra música de Ink Spots, "That's When Your Heartaches Begin”. Phillips ouviu as duas músicas do cantor desconhecido mas não fez nada sobre elas, embora dizem que o talento natural de Elvis mexeu com Sam Phillips.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

back to top